Thursday, May 19, 2005

Avaliação dos subsídios à Autoeuropa

Caros alunos:
Na sequência do v/ trabalho de análise de diferentes agências estrangeiras de apoio ao IDE, solicito que, com base nos factos relatados na mensagem anterior inauguradora deste blog, se debrucem sobre os subsídios concedidos à Autoeuropa pelo governo português.
Os vossos comentários devem ser inseridos neste blog através do link respectivo no fim desta ou de qualquer das outras mensagens por mim inseridas sobre este assunto. Não se esqueçam de se identificarem, porque só assim vos posso atribuir o crédito devido pela v/ participação.
Como dica adicional para facilitar a v/ tarefa, que deve estar concluída até ao último dia de aulas, 3/6/2005, podem consultar o sítio da Inteli (www.inteli.pt), recentemente restabelecido na internet. Quaisquer outras pistas que consigam encontrar pelas vias que conhecem são obviamente bem-vindas.
O v/ prof. Carlos A. Páscoa Machado
Universidade do Minho

1 Comments:

At Thursday, June 30, 2005 8:34:00 AM, Anonymous Anonymous said...

Antes de mais muito boa tarde Ex: Dr.
No que toca aos subsidios que a empresa autoeuropa, tem vindo a receber por parte do estado, é de salientar que o desenvolvimento industrial em portugal teve em 1995 o ano (base) com vista a especilização da industria portuguesa.
Apartir desta data os governos tem tido sempre uma politica industrial com vista a savaguardar os intereses das empresas, e ao mesmo tempo o desenvolvimento tecnologico do pais. Os subsidios atribuidos a autoeuropa pelo governo, não são mais do que mecanismos para atrair o invetimento directo estrangeiro com o objetivo de desenvolver novas tecnologias e apostarem na inovação. Para isto o governo aposta nos subsidios e alguns benefiocios fiscais concedidos as empresas para assim se manterem no pais.
Portugal, enfrenta neste momento uma faze muito critica da sua economia, a deslocação de empresas para paises com uma mão de obra mas barata, e maior qualificação profissional tem sido o pretexto utilizado pelas diferentes empresas para a sua deslocação. Dai os subsidios concedidos algumas multinacionais com o objetivo de as reter no pais e desta forma evitar os desemprego em massa que tem estado a contecer um pouco por todo o pais. Osvaldo Torres

 

Post a Comment

<< Home